Como Funciona a fibra ótica

O que é fibra ótica?
A Fibra Ótica é uma estrutura de vidro cilíndrica, transparente e flexível, com dimensões microscópicas, similares às de um fio de cabelo. A Fibra Ótica é um meio de transmissão que permite o tráfego de Internet com velocidades muito próximas à velocidade da luz. O sinal na Fibra é transmitido através de reflexões de raios laser ao longo de todo o cabo, atingindo uma capacidade de transmissão única, que pode ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico (ADSL) ou coaxial (Internet a Cabo), o que torna a Fibra uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo.
Como a luz é transmitida?
A transmissão da luz pela fibra óptica segue o princípio da reflexão. Em uma das extremidades do cabo óptico é lançado um feixe de luz que, pelas características ópticas da fibra, percorre todo o cabo por meio de sucessivas reflexões até chegar ao seu destino final.
Reflexão é quando a luz, propagando-se em um determinado meio, atinge uma superfície e retorna para o meio que estava se propagando.
Como a NTCNETFibra funciona?
Ao chegar com a Fibra até o endereço do assinante, o ciclo de transmissão ótica fica completo: desde a central da NTCNETFibra até o terminal do assinante. Assim, as vantagens da Fibra em termos de alta capacidade de transmissão e qualidade do sinal são mantidas até a sua residência, empresa e escritório, o que não acontece quando outras soluções são utilizadas (ADSL ou Internet a Cabo). Além disso, a tecnologia GPON utilizada na NTCNETFIbra suporta uma vasta gama de aplicações e serviços, principalmente os serviços de Internet Ultra Banda Larga.
Porque a tecnologia da fibra é melhor que as demais?
Com a fibra pode-se atingir uma velocidade de acesso a Internet muito maior que com outras tecnologias, como o cabo metálico (ADSL) ou coaxial (Internet a Cabo). Além disso, a Fibra Ótica oferece maior estabilidade de sinal, não sofrendo interferências eletromagnéticas ou quedas de transmissão. Atualmente não existem outros meios físicos de transmissão com a qualidade e a capacidade de transmissão como o da Fibra Ótica.
Principais Vantagens da Fibra Ótica:
-Tem maior capacidade para transportar informações;
-A matéria prima para sua fabricação, a sílica, é muito mais abundante que os metais e possui baixo custo de produção;
-Não sofrem com as interferências elétricas nem magnéticas, além de dificultar um possível grampeamento;
-A comunicação é mais confiável, pois são imunes a falhas;
-Ao contrário dos fios metálicos, os fios de vidro não enferrujam, não oxidam e não sofrem com a ação de agentes químicos.